História de Vida de Pessoas Deficientes Físicos Que Participam nos Projetos de Basquete Sobre Rodas e Atletismo Adaptado

Por: Beatriz Parola, Camila Cassemiro Rosa, Paulo Roberto Brancatti e Raul Fragoso Neto.

Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - v.18 - n.2 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Este artigo é resultado duma pesquisa realizada com quatro atletas com deficiência física, participantes dos Projetos de Atletismo e Basquete sobre rodas da UNESP/ADAPP de Presidente Prudente. Teve como objetivo ouvir essas pessoas que atuam nos referidos projetos há mais de dez anos e, além disso, saber deles como o esporte interferiu em suas vidas em relação à família, trabalho, estudos e vida social. Para isso, utilizamos a Metodologia de História de Vida (MHV) e relatos orais, permitindo aos pesquisadores fidelidades ao discurso dos pesquisados a fim de se compreender o papel do esporte no processo de formação da pessoa como atleta paralímpico. Utilizaram-se questões abertas para que os entrevistados falassem com mais naturalidade sobre sua vivência nos projetos. A partir do relato dos quatro entrevistados, percebeu-se que o esporte era uma prática cotidiana deles antes de sofrerem o acidente e que o mesmo passou a ser mais significativo quando se integraram num dos projetos em questão. A partir desse momento, a vida deles se transformou, pois, para uma pessoa com deficiência que se envolve com o esporte, ao que tudo indica, passam a ter mais garra e determinação para vencer na vida e lutar por novas conquistas.

Endereço: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/sobama/article/view/7505

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.