História do Ciclismo de Estrada

Por: Cleber Dias.

História(s) do Sport - 2019

Send to Kindle


Resumo

“Toda história é história contemporânea”. A frase famosa é do filósofo e historiador italiano Benedetto Croce. Com ela, Croce queria dizer que toda reflexão sobre o passado encontra motivação em preocupações do presente.[1] Vários outros teóricos da história, bem como prestigiados praticantes do ofício, repetiram-na com outras palavras.

De fato, o surgimento de especialidades como a história das mulheres, a recente história da mobilidade urbana ou mesmo a história dos esportes são exemplos que confirmam tais assertivas. Apenas depois de assuntos como esses terem entrado na ordem do dia é que um crescente número de historiadores se voltou a eles, formando então uma comunidade de especialistas dedicada a tentar dar respostas a inquietações de seu próprio tempo. De que forma mulheres tomavam parte em acontecimentos históricos – até então sempre narrados de um ponto de vista tão masculino? Quais foram os principais modos de se deslocar adotados ao longo do tempo? Como e porque os esportes ganharam a atual popularidade?

Endereço: https://historiadoesporte.wordpress.com/2019/02/04/historia-do-ciclismo-de-estrada/

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.