História e Cultura Corporal de Movimento ? Uma Reflexão Acerca de Uma Proposta de Intervenção Didático-pedagógica Para a Educação Física

Por: Eloísa de Souza Borkenhagen.

2006 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão construída a partir do planejamento e da efetivação de uma proposta de intervenção didático-pedagógica para a Educação Física baseada na historicidade da Cultura Corporal de Movimento. Para tanto, o referencial teórico utilizado centralizou-se na especificidade da Pedagogia Crítico-Superadora, da Pedagogia Crítico-Emancipatória e da Teoria Histórico-Cultural, no intuito de desvelar os elementos didático-pedagógicos necessários a uma práxis preocupada em refletir/dialogar acerca da historicidade constitutiva dos conteúdos da Educação Física. O referencial metodológico da pesquisa estruturou-se a partir da especificidade teórica da Pesquisa-Ação. A proposta de intervenção elaborada, e, a partir da qual construímos a presente reflexão, traz em seu contexto um planejamento construído a partir da concepção de conteúdo como uma construção histórica e o objetivo em vivenciar a proposta foi justamente instigar junto aos alunos a reflexão sobre tal historicidade (entrelaçamento passado-presente). Neste sentido, os conceitos que se apresentaram como norteadores a especificidade da pesquisa foram os de Cultura e História, sobre os quais nos debruçamos insistentemente, a fim de potencializar a percepção (por parte dos alunos) da ação humana como produto e produtora de cultura e de história. O conteúdo utilizado como referência para tal vivência foi o Basquetebol e os sujeitos da pesquisa foram duas turmas mistas de 6as Séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário de Ijuí/RS. De uma forma bem específica, a efetivação da pesquisa permitiu-nos apontar de maneira muito significativa à reflexão acerca da historicidade da Cultura Corporal de Movimento como um elemento didático, pedagógico e metodológico potencial para a reestruturação do entrelaçamento teórico-prático na práxis da Educação Física escolar. O diálogo, a interatividade e a reflexão latente dos alunos(as) observada durante a realização da pesquisa atestou tal potencialidade didática, pedagógica e metodológica da proposta. Por esses motivos é que destacamos a necessidade em se continuar o aprimoramento da pesquisa teórica acerca da referida temática, considerando sua importância no processo de formação de profissionais da Educação Física, especialmente para aqueles que almejam efetivar sua atuação profissional no âmbito da educação escolar. 

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.