Resumo


O objetivo deste artigo é examinar a história das Olimpíadas de uma ótica econômica. Duas questões devem ser respondidas: 1) Como os Jogos Olímpicos se transformaram num grande negócio? 2) A comercialização e o profissionalismo estão corrompendo o olimpismo? O texto analisa a importância do marketing esportivo na metamorfose dos Jogos Olímpicos. A análise sugere que uma mentalidade comercial foi sendo produzida desde 1960 e, após 1984, acabaria encobrindo princípios centrais do Movimento Olímpico.O objetivo deste artigo é examinar a história das Olimpíadas de uma ótica econômica. Duas questões devem ser respondidas: 1) Como os Jogos Olímpicos se transformaram num grande negócio? 2) A comercialização e o profissionalismo estão corrompendo o olimpismo? O texto analisa a importância do marketing esportivo na metamorfose dos Jogos Olímpicos. A análise sugere que uma mentalidade comercial foi sendo produzida desde 1960 e, após 1984, acabaria encobrindo princípios centrais do Movimento Olímpico.
 

Acessar