Resumo

Apresentação Eduardo Sebastiani Ferreira História da Matemática e Educação Ubiratan D¨Ambrosio A Duplicação do Cubo: como usá-la em sala de aula de matemática Eduardo Sebastiani Ferreira Alguns ¨Por quês¨ na História da Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática Sergio Nobre Em busca da ontologia perdida: o caso da lemniscata de Bernoulli Seiji Hariki A história da matemática na formação do professor de matemática Antonio Miguel Arlete de Jesus Brito O Cálculo na Escola Secundária Brasileira - Algumas considerações históricas João Pitombeira de Carvalho Bibliografia comentada em História da Matemática Circe Mary Silva da Silva -------------------------------------------------------------------------------- História da Matemática e Educação Ubiratan D¨Ambrosio Resumo O objetivo do trabalho é tecer algumas considerações sobre História e Historiografia, com especial atenção para a Educação, em particular no que se refere à Matemática. O estilo é informal e, em alguns trechos, jocoso. As referências são, na sua maioria, facilmente accessíveis. Espero que o trabalho encoraje professores a dar às suas aulas um sabor histórico. Palavras-chave: matemática, educação matemática, história da matemática Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- A Duplicação do Cubo: como usá-la em sala de aula de matemática Eduardo Sebastiani Ferreira (IMECC-UNICAMP) Resumo O problema da duplicação do cubo, também conhecido como o problema de Delos é um dos três problemas clássicos gregos junto com o da trisssecção do ângulo e da quadratura do círculo. Este problema constitui até hoje uma fonte inspiradora para os matemáticos e é também um elemento motivador na educação. Apresento aqui algumas soluções no intuito de ajudar o professor, quer seja do primeiro, segundo ou terceiro graus de ensino, que pretende levar este problema para sala de aula. Palavras-chave: educação matemática, história da matemática, duplicação do cubo Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Alguns ¨Por quês¨na História da Matemática e suas contribuições para a Educação Matemática Sergio Nobre* Resumo Este texto é uma contribuição no sentido de se destacar que o desenvolvimento do pensamento matemático/científico é permeado de questões que devem permanecer vivas no pensamento dos educadores. Tais questões, que foram muito importantes para o desenvolvimento da Ciência, dizem respeito aos ¨por quê da ocorrência de um fenômeno, ou da existência de um determinado teorema?¨. Estes ¨Por quês?¨ devem ser retomados ao pensamento da humanidade. Por isso, propomos que se fomente o pensamento questionador aos alunos em uma aula de matemática. * Sergio Nobre é doutor em História da Matemática pela Universidade de Leipzig, Alemanha, e é docente do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNESP - campus de Rio Claro. Palavras-chave:história da matemática, pensamento científico, educação matemática, questionamento Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Em busca da ontologia perdida: o caso da lemniscata de Bernoulli Seiji Hariki (Instituto de Matemática e Estatística/USP) Resumo Objetos matemáticos, muitas vezes penosamente construídos pelos matemáticos ao longo dos séculos, sofrem um verdadeiro processo de esquartejamento conceitual nas mãos de muitos autores de livros-textos. Por exemplo, as curvas especiais. Neste artigo proponho um método para se fazer o resgate ontológico das curvas especiais, ilustrando-o com o estudo de caso de uma particular curva especial: a lemniscata de Bernoulli. Meu propósito é mostrar que a análise do discurso matemático, associada com a análise histórico-epistemológica de conceitos matemáticos, se revela um instrumento importante, senão essencial, para a investigação em Didática da Matemática. Palavras-chave: objeto matemático, lemniscata, análise do discurso Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- A história da matemática na formação do professor de matemática Antonio Miguel Arlete de Jesus Brito Resumo O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão em torno da questão referente à participação da história da matemática na formação do professor de matemática. Nele, apresentamos primeiramente nossa maneira de entender essa participação, qual seja, intrinsecamente relacionada a todo o conhecimento específico que faz parte dessa formação. Em seguida, procuramos também ilustrar essa tese aplicando-a à discussão dos seguintes tópicos os quais acreditamos serem de crucial importância para a prática da educação matemática contemporânea : a concepção da natureza dos objetos da matemática; a função da abstração e da generalização; a noção de rigor e o papel da axiomatização; a maneira de se entender a organização do saber; os modos de se compreender a dimensão estética da matemática; e a valorização da dimensão ético-política da atividade matemática. Palavras-chave:educação matemática, história da matemática, formação de professores Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- O Cálculo na Escola Secundária Brasileira - Algumas considerações históricas João Pitombeira de Carvalho (PUC-RIO,Universidade Sta. Úrsula) Resumo Discute-se freqüentemente o estudo do cálculo infinitesimal nas escolas de segundo grau no brasil. nestes debates, em geral não se tem clareza sobre o passado deste assunto no brasil. ou seja, embora sabendo-se que o cálculo já foi ensinado, não se sabe quando e como foi ensinado e as razões para sua incolusão e posterior exclusão do currículo. Neste artigo, traçamos a história do ensino do cálculo desde a criação do colégio pedro ii, em 1837, até seu desaperecimento generalizado na década de 60. Palavras-chave:ensino de matemática, história da educação, história da matemática Voltar ao Sumário -------------------------------------------------------------------------------- Bibliografia comentada em História da Matemática Circe Mary Silva da Silva Resumo Este texto tem como objetivo servir como um guia para o professor que pretende trabalhar com a História da Matemática. Os livros foram divididos por categorias: 1) os que abordam a História da Matemática em geral; 2) os que tratam de partes ou áreas da História da Matemática, como por exemplo, a História do Cálculo; 3) os que são de fonte primária, isto é, escritos originais dos matemáticos em forma de fac-símile ou texto completo ou incompleto com comentários; 4) os que não são livros de História da Matemática, mas que contêm capítulos sobre a História da Matemática ou mesmo discussões ¨sobre a Matemática¨, que auxiliam a compreensão dos desenvolvimentos da Matemática contemporânea; 5) os que tratam especificamente sobre a História da Matemática no Brasil. A categorização apresentada contém, em si, uma concepção de como trabalhar a História da Matemática: inicialmente apresentando uma visão ampla de sua evolução, a qual deve ser seguida de um certo aprofundamento em questões específicas, problemas mais particulares, como por exemplo a evolução de um determinado conceito, as relações da Matemática com as demais áreas do conhecimento, discussões sobre a Matemática e também uma visão do desenvolvimento da Matemática brasileira. Palavras-chave: História da Matemática, Bibliografia, Matemáticos