História Oral: Possíveis Contribuições Para Pesquisa em Pedagogia do Esporte

Por: Gisele Viola, , e R. R. Paes.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

A pesquisa de natureza qualitativa demonstra-se um contributo relevante na investigação de fenômenos em contextos específicos. No contexto da pesquisa qualitativa as abordagens biográficas chamam a atenção, em especial o método da História Oral. No âmbito dessa temática, o objetivo do estudo foi refletir sobre as características e as particularidades da História Oral e suas possíveis contribuições na pesquisa em Pedagogia do Esporte. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa, com apoio na pesquisa bibliográfica. Os resultados demonstram que o método pode se utilizar de três técnicas: depoimento oral, relato oral ou história de vida. Segundo Queiroz (1988), os colaboradores têm consciência de que a pesquisa não é sobre a sua vida, mas sobre uma parte dela, por exemplo, focalizada na vida desportiva do colaborador. No caso do relato oral a entrevista se volta para o conhecimento de uma determinada realidade, por meio de relatos e depoimentos que a pessoa participou de alguma forma. Já a história de vida busca apreender os sentidos dos relatos, a partir das significações dos sujeitos e o foco principal é a história de vida de determinada pessoa de destaque no contexto estudado. No campo da Pedagogia do Esporte, a história oral e suas múltiplas técnicas, demonstram-se bastante férteis na investigação de períodos específicos do esporte brasileiro, da carreira de atletas consagrados, ou mesmo da história de vida dos diversos personagens envolvidos com o esporte (comissão técnica, gestores, etc), contribuindo assim para reconstruir fatos, processos e vidas que não foram devidamente registrados no esporte brasileiro.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.