Histórias em Quadrinhos de Super-heróis: Educação Para o Lazer a Partir de Elementos da Contemporaneidade

Por: Cinthia Lopes da Silva, Milena Avelaneda Origuela e Silvio Rossi Filho.

Licere - v.19 - n.2 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar uma história em quadrinhos de super-heróis, tendo como finalidade a educação para o lazer a partir de elementos da contemporaneidade no âmbito escolar. As histórias em quadrinhos são ao mesmo tempo arte e produção midiática. Tais histórias podem ser uma opção de atividade de lazer para pessoas de diferentes idades e regiões, sendo fundamental uma ação educativa para que os leitores tenham uma atitude ativa diante das imagens e mensagens dos quadrinhos. Foi realizada revisão de literatura e pesquisa documental, caracterizando este estudo como qualitativo. A análise resultou em cinco temas para serem discutidos na escola, relacionados à contemporaneidade: 1) a compreensão do tempo e a velocidade que ocorrem os fatos na sociedade contemporânea, 2) as novas tecnologias, 3) a construção cultural do corpo 4) o imperialismo cultural e econômico controlado pelos Estados Unidos e 5) a questão dos valores (éticos e morais).

Endereço: https://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/2052

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.