Editora Arquivo Público do Estado. Brasil 2010. 192 páginas.

Sobre

Preservar e difundir a memória pública é a principal atividade de um arquivo público. O Arquivo Público do Estado de São Paulo tem investido em ações de difusão de seu acervo à comunidade em geral e ao público escolar em particular, entendendo essas ações como estratégias de preservação desse patrimônio público e de ampliação dos direitos de cidadania. Tem trabalhado nesse sentido em projetos conjuntos com escolas e universidades, recebendo alunos em visitas ou aulas direcionadas no próprio Arquivo; no desenvolvimento de metodologias de uso de fontes primárias em sala de aula; na difusão dessa metodologia entre futuros professores de história; na produção de exposições virtuais; na elaboração de atividades didáticas com as fontes do Arquivo.

A publicação da coleção Ensino & Memória, da qual este é o primeiro volume, vem contribuir nesse mesmo sentido. Os livros dessa coleção são elaborados visando auxiliar os professores das escolas de ensino fundamental e médio no uso de fontes históricas em suas aulas e também divulgar as potencialidades dos acervos do Arquivo Público do Estado com recurso didático-pedagógico.

A coleção é composta estruturalmente por um texto de conteúdo sintético-analítico do tema escolhido – produzido por pesquisador da área –, por reproduções de documentos do acervo do Arquivo Público do Estado que se reportam ao tema e por sugestões de atividades didáticas. Os livros dessa coleção são, dirigidos a professores de História e a estudantes que se preparam para a atividade docente, podendo também serem adotados em escolas para enriquecimento de suas bibliotecas.

O primeiro volume, intitulado Histórias do Futebol, apresenta um texto de Lívia Gonçalves Magalhães, que analisa o esporte preferido dos brasileiros, suas origens de classe, suas relações com a política, seu papel como agregador e fomentador de uma identidade nacional. Traz também o surgimento e desenvolvimento dos principais clubes paulistas; a participação do Brasil nas Copas e os sentidos do futebol nos dias atuais. 

O texto é ilustrado por imagens destacadas do acervo do Arquivo Público do Estado e acompanhado por um conjunto de atividades pedagógicas por meio das quais são analisadas fontes documentais sobre o tema tratado existentes em nosso Arquivo.

Haike Kleber da Silva
Diretora do Centro de
 Difusão e Apoio à Pesquisa

Acessar Arquivo