Histórias de Vida de Professores: o Caso da Educação Profissional

Por: Suzana Burnier.

Revista Brasileira de Educação - ANPED - v.12 - n.35 - 2007

Send to Kindle


Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa realizada com professores de instituições de educação profissional da região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizando a metodologia de "histórias de vida", a pesquisa analisa os discursos desses docentes acerca de suas vidas para investigar suas representações sobre a docência, questionar como se posicionam diante de suas carreiras e como as localizam no bojo de seus projetos de vida. Foram analisados os discursos de 20 professores, observando-se os elementos que contribuíram para suas escolhas relativas à carreira, ao ingresso e à permanência no magistério, além dos significados aí construídos. Os depoimentos apontam que a maioria dos professores da educação profissional inicia sua experiência profissional atuando em áreas técnicas, na indústria. A chegada ao magistério acontece ocasionalmente, associada à possibilidade de maiores ganhos financeiros. A pesquisa também conclui que esses sujeitos sentem que a docência lhes confere uma elevação de status em relação às suas profissões técnicas de origem, além de perceberem um maior significado social no trabalho realizado.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a13v1235.pdf

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.