Resumo

JUSTIFICATIVA: Esta pesquisa historiográfica objetivou construir fontes que possibilitem uma aproximação do debate sobre educação e sexualidade no período entre 1978 a 1984, a partir das intervenções pela imprensa do movimento homossexual no Brasil. Procurou-se, a um só tempo, complexificar análises existentes sobre a experiência de luta dos grupos do movimento homossexual no período, bem como avançar na investigação dos processos que tornaram a educação sexual uma das demandas de luta do movimento homossexual desde 1980. Os materiais utilizados para a pesquisa foram o jornal Lampião da Esquina (1978-1981), o jornal e boletins Chanacomchana (1981-1987), além de cartas e documentos dos encontros do movimento homossexual. A partir das fontes, os temas educação, sexualidade, família e religião constituem o núcleo tenso do debate ético e político do movimento homossexual no período. Desta forma, procurou-se contribuir para o campo da história da educação, a fim de elaborar questões para pensar as tensões indomáveis que emergem no debate sobre sexualidade, interesse público e vida privada na modernidade.

 

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