Hoje é Dia de Jogo, Mas Também Têm Outras Coisas: Notas Etnográficas Sobre o ‘tempo de Lazer’ de Mulheres Jogadoras de Voleibol Máster

Por: Ariane Corrêa Pacheco, e .

I Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer - CBEL

Send to Kindle


Resumo

Estudar ‘o lazer’, isto é, centrar o olhar nele enquanto um objeto de análise, ou ‘no lazer’, como lócus de uma pesquisa, implica lidar com a sua polissemia, amplitude e diferentes marcos teóricos que formam uma área de investigação tão diversa quanto os signi!cados que dele fazem parte. Neste trabalho, as re"exões emergem de uma pesquisa etnográ!ca desenvolvida no período de 2010 e 2012, que foi caracterizada pela imersão ‘no lazer’ de um grupo de mulheres jogadoras de voleibol máster, mas que, ao mesmo tempo, nos conduz a problematizar ‘o lazer’ e as suas conceituações. No decorrer deste texto procuramos discutir sobre a noção de tempo – um dos pilares do conceito de lazer – e mostramos, ainda que sucintamente, como suas delimitações ora se relativizavam, ora se acentuavam no cotidiano de uma equipe feminina de voleibol.

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.