Resumo


Vitor Marinho nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 1943. É licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1969), mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1981) e doutor em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1993).
É autor de “O que é Educação Física” (editora Brasiliense), de “Consenso e Conflito - educação física brasileira” (Shape editora), de “Educação Física Humanista” (Shape editora), e de “O Esporte Pode Tudo” (Cortez editora). É, ainda, editor e co-autor de “Fundamentos Pedagógicos – Educação Física, vol. 2 - flexões e reflexões (editora Ao Livro Técnico) e de “História Oral Aplicada à Educação Física” (editoria da Universidade Gama Filho).
Foi professor da rede pública, com destaque para o Colégio Estadual Brigadeiro Schorcht (CEBS), onde lecionou Educação Física curricular. Em nível superior, lecionou História da Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
É professor da Universidade Estácio de Sá (UNESA), onde leciona Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação, além de Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar. E professor de Pós-graduação lato sensu do Curso “Pedagogia Crítica da Educação Física” na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona Sociologia da Educação Física.

Acessar