Humor & Seriedade: Panorama Evolutivo da Comunicação do Rúgbi no Brasil

Por: José Carlos Marques e Marta Regina Garcia Cafeo.

XXXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo apresenta um panorama das estratégias de comunicação do rúgbi brasileiro a partir do momento em que a modalidade esportiva teve a confirmação da sua volta aos Jogos Olímpicos, na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016. Para tanto, iniciamos com um breve relato sobre a origem do esporte, e em seguida relatamos as ações estratégicas de comunicação e de gestão realizada pela Confederação Brasileira de Rúgbi desde 2010, em parceria com os patrocinadores e a crescente presença do esporte nos canais de televisão por assinatura. Por fim, levantamos algumas reflexões referentes ao humor autodepreciativo utilizado inicialmente para popularizar o rúgbi e do trabalho de marketing e gestão esportiva da modalidade no Brasil.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2013/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.