I Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, Apresentação e Programa

Por: .

I Congresso internacional de Educação Física de Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


APRESENTAÇÃO

NO FINAL DOS ANOS 80, PESQUISADORES PORTUGUESES E BRASILEIROS JÁ VINHAM SE DESTACANDO, EM CONGRESSOS E SEMINÁRIOS INTERNACIONAIS, PELA QUALIDADE DE SEUS TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NOS CAMPOS DAS CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA.

POR OUTRO LADO, OS CONTATOS ENTRE DOCENTES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E DA UNIVERSIDADE DO PORTO REVELARAM A EXISTÊNCIA DE CONSIDERÁVEL MASSA CRÍTICA DE PROFISSIONAIS INTERESSADOS EM ASPECTOS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NAQUELES CAMPOS DE CONHECIMENTO. ENTRETANTO, O ESPAÇO DESTINADO AO INTERCÂMBIO E À COOPERAÇÃO ENTRE PESQUISADORES E DOCENTES DE PAÍSES DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA APRESENTAVA-SE EXTREMAMENTE REDUZIDO.

COM ISTO CONSOLIDA-SE A CRENÇA NA NECESSIDADE DE SE DESENCADEAR UM MOVIMENTO QUE PERMITISSE A AMPLIAÇÃO DESSE ESPAÇO DE INTERCÂMBIO E COOPERAÇÃO.

A REALIZAÇÃO NO RIO DE JANEIRO, EM AGOSTO DE 1989, DO / Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa CULMINA OS ESFORÇOS INICIAIS ENCETADOS POR DOCENTES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS (UERJ) E DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DE EDUCAÇÃO FÍSICA (UP) PARA INICIAR AQUELE MOVIMENTO. O EVENTO INTEGROU AS COMEMORAÇÕES DOS 15 ANOS DO IEFD E A TEMÁTICA ESCOLHIDA - A AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO ESCOLAR: UM DESAFIO PARA OS ANOS 90 - FOI ELEITA DE FORMA A INTEGRAR O ESFORÇO DOS EDUCADORES EM RESGATAR A ESCOLA PÚBLICA, DEMOCRÁTICA, GRATUITA E DE BOA QUALIDADE, QUASE SEMPRE AMEAÇADA NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

A REALIZAÇÃO DO CONGRESSO COINCIDIU COM MOMENTOS IMPORTANTES EM VÁRIOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA. NO BRASIL, DISCUTIA-SE UMA NOVA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. EM PORTUGAL IMPLANTAVA-SE A REFORMA DO SISTEMA EDUCATIVO, E AS JOVENS NAÇÕES AFRICANAS ATRAVESSAVAM IMPORTANTES MOMENTOS HISTÓRICOS. EM SÍNTESE, O CONGRESSO PRETENDEU CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA E DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS DO DESPORTO E NA EDUCAÇÃO FÍSICA, DENTRO DE UM QUADRO DE COMPREENSÃO, DE FRATERNIDADE E DE PAZ ENTRE OS POVOS DE LÍNGUA
PORTUGUESA.

AS ACTAS QUE ORA SE APRESENTAM REFLETEM O estágio da arte DO FINAL DA DÉCADA DE 80 E DE UM PENSAMENTO TEÓRICO EM EVOLUÇÃO QUE CERTAMENTE SERÁ REVELADO NO II CONGRESSO A REALIZAR-SE NA CIDADE DO PORTO.

ALFREDO GOMES DE FARIA JÚNIOR

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.