Idade Cronológica e Maratona: Um Estudo a Partir dos Resultados Obtidos Por Atletas Brasileiros na última Década e a Opinião de Seus Treinadores

Por: Eduardo Vinícius Mota e Silva e Fabiano Tomazini.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.12 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

Nos últimos anos, tem sido crescente a presença de atletas jovens, com idades entre 20 e 23 anos, no pódio das principais provas de maratona. Este estudo tem por objetivo analisar se a idade cronológica é um fator determinante para o sucesso nestas provas. Foram utilizados como instrumentos: a revisão de literatura, análise do conteúdo, análise estatística dos principais resultados dos atletas brasileiros e estrangeiros e entrevistas com os técnicos responsáveis pela preparação de alguns dos melhores maratonistas brasileiros. Embora os resultados tenham confirmado os 30 anos como a idade média de obtenção de grandes resultados na maratona, a participação de atletas com idades de 20, 23 anos se deve mais às necessidades socioeconômicas, podendo acarretar problemas físicos que, muitas vezes, levam ao encurtamento de suas carreiras.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3618

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.