Idade óssea e Força Explosiva de Jovens Praticantes de Voleibol

Por: Breno Guilherme G. A. T. Cabral, Kezianne R. de Castro, Paulo M. S. Dantas, Paulo V. João, Petrus Gantois e Vanessa C. M. Pinto.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.19 - n.3 - 2017

Send to Kindle


Resumo

Para se alcançar o sucesso no esporte, a identificação de diferentes aspectos antropométricos, motores e fisiológicos são imprescindíveis. Porém, esses componentes podem se desenvolver diferentemente em indivíduos na mesma faixa etária, em parte pelo desenvolvimento biológico. O objetivo do estudo foi comparar e relacionar a força explosiva com a maturação biológica de acordo com o sexo. A amostra foi composta por 239 sujeitos, com idades entre 10 a 13 anos. A idade óssea foi estimada por uma equação preditora baseada em variáveis antropométricas. A força explosiva de membros superiores e inferiores foram avaliadas através do teste de arremesso de medicine ball e de salto vertical, respectivamente. A análise de post hoc mostrou que os sujeitos com desenvolvimento biológico atrasado obtiveram o pior desempenho no teste de arremesso de medicine ball quando comparados com o grupo acelerado dos meninos (p=0.001; d=0.96) e meninas (p< 0.01; d= 2.01); em relação ao teste de salto vertical, desempenho inferior também foi observado para o estágio atrasado quando comparado com o grupo acelerado dos meninos (p=0.24; d=1.1) e meninas (p= 0.007; d=0.75). Análise de regressão demonstrou que 36% e 19,2% da variância no desempenho da força explosiva de membros superiores e inferiores foi compartilhada pela idade óssea dos meninos, e 45,2% e 16,1%, respectivamente, nas meninas. Conclui-se que a força explosiva de membros superiores e inferiores se relaciona de forma positiva com a idade óssea, sendo o desempenho destes componentes superiores em jovens com desenvolvimento biológico acelerado, quando comparados com o desenvolvimento atrasado, independente do sexo.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2017v19n3p331

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.