Resumo

Durante o processo de formação os jogadores de Futebol são agrupados por categorias etárias de acordo com o seu ano de nascimento. Os jogadores nascidos nos primeiros meses do ano normalmente apresentam uma maturação biológica mais avançada, fato que lhes proporcionam uma vantagem no desempenho da prestação esportiva. Essa vantagem é denominada na literatura esportiva como o efeito da idade relativa.
Com isso, o objetivo deste estudo é verificar a existência do efeito da idade relativa entre os jogadores de Futebol no Campeonato Brasileiro Série A. Foram analisados os dados referentes à data de nascimento de 1045 jogadores de Futebol participantes do Campeonato Brasileiro da Série A em 2012. Os dados foram agrupados em quartis, de acordo com o mês de nascimento dos participantes, sendo: 1º quartil – janeiro, fevereiro e
março; 2º quartil – abril, maio e junho; 3º quartil – julho, agosto e setembro; 4º quartil – outubro, novembro e dezembro. Foi utilizada estatística descritiva (frequência e percentual) e para comparação da frequência de jogadores por quartil foi utilizado o teste qui-quadrado (x2). A análise mostrou a seguinte distribuição dos dados nos quartis: Q1 (n = 326), Q2 (n = 296), Q3 (n = 235) e Q4 (n = 188). O teste qui-quadrado revelou diferenças estatisticamente significativas entre os quartis (x²(3) = 43,846). Com os resultados apresentados, pode-se concluir que o efeito da idade relativa está presente entre os jogadores do Campeonato Brasileiro Série A.

Acessar