Identidade, Negócio e Esporte no Mundo Globalizado: o Conflito Entre Guga e os Patrocinadores na Olímpiada de Sydney

Por: e Tiago Lisboa Bartholo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.28 - n.1 - 2006

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do artigo é analisar como a imprensa recupera signos e significados do nacionalismo por meio de um atleta que representa, ao mesmo tempo, o capital internacional, o Estado nacional e seus interesses. Como fonte utilizamos dezoito reportagens do jornal O Globo sobre o conflito entre patrocinadores que colocou em risco a participação do tenista brasileiro Gustavo Kuerten nas Olimpíadas de Sydney em 2000. A análise das reportagens indica que os atores, as instituições esportivas e as empresas em cena manipularam o argumento da identidade nacional para proteger seus próprios interesses. Conclui-se que a polêmica rendeu lucros em termos de imagem para todos os envolvidos no conflito.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/38

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.