Identidade Pedagógica e Curricular da Educação Física Escolar: Territórios de Reconhecimento e Legitimidade no Instituto Federal Catarinense

Por: Juares da Silva Thiesen e Paulo Fernando Mesquita Junior.

Motrivivência - v.28 - n.48 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo realizado, no âmbito do Instituto Federal Catarinense (IFC), sobre o movimento de constituição da identidade pedagógica e curricular da Educação Física (EF) e sua legitimidade. O problema de pesquisa ficou sintetizado na seguinte questão: como vem sendo constituída a identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do IFC? Caracteriza-se como um trabalho de caráter qualitativo, de base exploratória e estudo de caso. Os principais procedimentos para a obtenção das informações foram: análise documental, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Dentre os achados da pesquisa, em síntese, concluiu-se que a constituição da identidade pedagógica e curricular da EF no âmbito do Instituto Federal Catarinense vem sendo configurada nos processos relacionais, nas representações sociais, na ação pedagógica e curricular, no reconhecimento social dos seus princípios e códigos e no próprio movimento que esta pesquisa produziu no interior do campus Sombrio.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2016v28n48p241

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2016 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.