Resumo

Os alunos talentosos não têm merecido a devida atenção dos estudiosos e educadores. Além disso, quase sempre as crianças com talentos especiais, quando não se destacam académicamente, são hostilizadas na escola pelos professores e colegas, na família e na comunidade. O objetivo desse estudo é auxiliar a identificação e o atendimento dos alunos talentosos nas classes comuns de Primeiro Grau. Primeiro Segmento, através de um programa baseado no FOLCLORE BRASILEIRO, aproveitando as experiências de vida dos alunos. Para realizar o trabalho, fez-se uma revisão da literatura pertinente e desenvolveu-se um estudo de campo em escolas de Primeiro Grau, de formação de professores de Primeira à Quarta Séries, e de formação de professores de Educação Física as quais desenvolvessem programas de Folclore. Observou-se que, dentre várias experiências se destacava uma singular numa das escolas de Primeiro Grau, que trabalhava na reformulação do seu currículo, integrando as vivências do cotidiano dos alunos em sua comunidade composta de habitantes de diferentes regiões brasileiras. Os professores incorporaram às atividades educacionais toda a riqueza do Folclore Brasileiro que faz parte do dia a dia dos alunos. Os alunos sentiram valorizada sua cultura e motivaram-se para aprender, passando a expres-sar-se mais livremente, o que favoreceu a indentificação, o desenvolvimento e o encaminhamento para diferentes setores artísticos e culturais, de alunos com talento para dança, arte e literatura. Com base nos resultados obtidos, propuseram-se diretrizes para o planejamento de um programa de Folclore que se pretende representar à integração de professores de diferentes áreas - Educação Física, Educação Artística, Comunicação e Expressão, Estudos Sociais - Com a escola, a família e a comunidade. Concluiuse que, um esforço conjunto precisa ser desenvolvido a favor do aluno talentoso. Necessário se faz buscarem-se procedimentos adequados à identificação de crianças e jovens talentosos no contexto escolar, para que haja uma perfeita compreensão do problema e a utilização adequada de estratégias capazes de favorecer o pleno desenvolvimento das potencialidades.