Identificação de Variáveis Intervenientes no Cálculo do Erro Técnico de Medida (etm)

Por: Carlos Alberto de Azevedo Ferreira, Fabíola Claudia Henrique da Costa, Julio Cesar de Faria Pastore, Rodolfo de Alkmim Moreira Nunes e Rodrigo Gomes de Souza Vale.

40º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE

Send to Kindle


.Resumo

Introdução: A literatura apresenta diversas variáveis que interferem no erro técnico da medida (ETM). Objetivo: Identificar relações que possam influenciar no resultado do erro técnico da medida. Metodologia: Este estudo de caráter descritivo e exploratório com característica fatorial apresentou como variáveis independentes o tempo de prática com avaliação antropométrica e o nível de formação do avaliador, e como variáveis dependentes o erro técnico da medida. A amostra caracterizada como não probabilista por acessibilidade, foi composta de 40 indivíduos, sendo 20 do gênero masculino e 20 do gênero feminino, com faixa etária entre 20 e 30 anos e índice de massa corporal na faixa de 18,5 kg/m2 a 25 kg/m2. Para medição das dobras cutâneas utilizou-se três novos plicômetros, um modelo científico Harpenden (Inglaterra), um modelo Slim Guide (Canadá) e um modelo Lange (USA). As medidas foram realizadas por três profissionais (antropometrista 1 – ISAK Nível 1, antropometrista 2 – ISAK Nível 2, antropometrista 3, ISAK Nível 3). A análise e tratamento dos dados foi realizado pela estatística descritiva e verificação da normalidade da amostra através do teste Kolmogorov-Smirnov, (a = 0,05) e para análise inferencial a análise múltipla de variância (MANOVA), assumindo a = 0,05. Após a realização do teste de Kolmogorov-Smirnov foi encontrado valor de p>0,05, indicando a homogeneidade da amostra. Resultados: A MANOVA mostrou que a relação gênero com o antropometrista tem relação não significativa nos valores obtidos de ETM absoluto. Ainda em relação ao gênero o teste mostrou valores de significância considerando a variável gênero para os três plicômetros e para a variável antropometrista apenas o plicômetro Slim Guide. Foram encontrados valores significativos para os contrastes de ETM absoluto do antropometrista 1 vs. antropometrista 3 quando usado os plicômetros Lange e Innovare, e entre os antropometrista 2 e 3 para o plicômetro Slim Guide. Para o contraste de ETM absoluto entre gêneros todos os plicômetros apresentaram valores significativos, sendo os plicômetros Lange e Harpenden os de maior significância. Conclusão: Os resultados encontrados apontam que as medidas podem sofrer influência dos plicômetros utilizados, marcas e modelos diferentes conduziram a resultados diferentes, o gênero quando avaliado de forma isolada também apresentou influência no ETM. A experiência do avaliador também é um fator fundamental para a precisão das medidas e a padronização da localização dos pontos de reparo diminui a probabilidade de erros nas aferições.

Endereço: http://celafiscs.org.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.