Identificação dos Perfis Genético, de Aptidão Física e Somatotípico Que Caracterizam Atletas Masculinos de Alto Rendimento, Participantes do Futsal Adulto no Brasil

Por: Paulo Moreira Silva Dantas.

2002 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A identificação dos perfis genético, de aptidão física e somatotípico, fundamenta esta pesquisa, que objetiva caracterizar atletas masculinos, de alto rendimento, participantes do futsal adulto, no Brasil. A literatura tem demonstrado que os componentes genotípicos e fenotípicos influenciam diretamente as atividades do indivíduo e a sua capacidade de realizá-las, pressuposto que é amparado, nesta dissertação, pelas pesquisas desenvolvidas, nos últimos 20 anos, pela VNIIFK – Moscou, demonstrando que é possível utilizar, diretamente, as impressões digitais na seleção esportiva, e que estas podem ser correlacionadas a qualidades físicas. A associação da dermatoglifia às avaliações de somatótipo e de aptidão física parece assinalar este método como um excelente instrumento na caracterização do indivíduo e de sua relação com os aspectos fenotípicos e genéticos. Ao elaborar-se este trabalho, foram considerados, como amostra, 66 atletas, participantes da Liga Nacional de futsal masculino adulto – 2000/2001 – no Brasil. Consta da análise do tema escolhido, o método descritivo, com tipologia de perfil e delineamento, quase experimental. Os procedimentos que foram utilizados na coleta de dados, seguiram, rigorosamente, os procedimentos determinados pelos protocolos de cada teste, com base nos métodos de aferição dos dados, como o Método Dermatoglífico, o Somatotípico, os de aptidão físicos, específicos, para medidas de rendimento esportivo, em que se levou em consideração a constatação de variáveis, cuja homogeneidade encontrada pode comprovar o nível de aptidão física e o índice somatotípico dos sujeitos, à identificação de talentos, para um alto rendimento individual e de equipe.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.