Identificação do Limiar Anaerobio Individual com em Teste Progressivo em Jovens Nadadores e Sua Correlaçao com a Velocidade Crítica

Por: Juliano Magalhães Guedes.

Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte - v.11 - n.1 - 2012

Send to Kindle


Resumo

A velocidade crítica é um método indireto e de fácil aplicação para estimar o limiar anaeróbio. O objetivo deste estudo foi verificar a possibilidade de identificar o limiar anaeróbio individual com um teste progressivo de sete tiros de 100 metros, e identificar a correlação entre o tempo de limiar obtido no teste progressivo e o tempo de limiar obtido pela velocidade crítica, determinada por meio de esforços máximos de 100 e 200 metros em nadadores nadando seu melhor estilo. Participaram deste estudo 17 jovens nadadores de nível estadual/nacional. Para cálculo da velocidade crítica, os atletas nadaram as distâncias de 100 e 200 metros na maior velocidade possível. A velocidade crítica foi determinada por meio do coeficiente angular (b) da reta de regressão linear entre as distâncias e os respectivos tempos. Para cálculo do limiar anaeróbio individual, foram realizados 7 tiros progressivos de 100 metros. Os resultados mostraram que foi possível encontrar a velocidade de Limiar por meio do teste progressivo. A velocidade média de nado encontrada foi de 1.11 (m/s) pelo limiar anaeróbio individual e de 1.08 (m/s) pela velocidade crítica. Houve uma correlação significativa entre as velocidades de nado encontradas pelos dois métodos (pearson = 0.8098; p ? 0,05). São necessários mais estudos que comparem diferentes metodologias com a velocidade crítica e com o IAT frente ao treinamento e ao exercício físico.

Endereço: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3078

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.