Resumo

O presente trabalho surgiu das observações do processo de seleção de atletas, principalmente nas provas de saltos e arremessos, sempre apoiado na identificação dos níveis de qualidades físicas que os jovens possuíam. Estas observações foram reforçadas pelos depoimentos dos técnicos atuantes neste desporto, bem como pesquisadores, Prof. Victor Matsuda, Equipe de profissionais de Brasília envolvidos no Projeto de Descoberta de Talentos, que voltam seus estudos para a busca do talento desportivo. O presente estudo tem como objetivo identificar o talento para o salto triplo com base na teoria engramática da aprendizagem. No desenvolvimento da pesquisa procurou-se responder a duas perguntas: (a) se rapidez na aquisição das técnicas desportivas é um indicador confiável de talento desportivo? (b) se a manifestação do talento desportivo é uma variável dependente da metodologia utilizada nos experimentos do treino. Não se pretendeu estabelecer indicadores específicos para o salto triplo, mas sim despertar a atenção dos técnicos para um aspecto que dentre outros poderá contribuir de forma essencial para o diagnóstico de talentos na prova de salto triplo. Para responder às questões formuladas optou-se por um modelo de estudo que possibilitasse a comparação de vários grupos, em situações experimentais diferentes. Para tal, escolheu-se o esquema de Solomon, adaptando-o à pesquisa. O estudo, considerado pré-experimental, envolveu uma amostra de cento e quatro alunos de 5a a 8a séries, do Colégio Estadual Vila Bela, distribuídos em quatro grupos. Durante todo o desenvolvimento do estudo, procurou-se apoio nos pressupostos básicos da teoria engramática da aprendizagem e, para realização de sua fase experimental, foram elaborados três instrumentos que foram validados por especialistas do desporto e posteriormente aplicados. Em função da caracterização de pequenas amostras, o tratamento estatístico dado à pesquisa, utilizou a distribuição de Student, no qual se estabeleceu uma hipótese nula: não haver diferença significativa entre os resultados apresentados pelos grupos, sendo as amostras independentes. Foram realizadas quinze comparações das quais dez rejeitaram a hipótese nula e cinco aceitaram-na. Analisando-se os resultados apresentados pelos diversos grupos, concluiu-se que na busca do talento do salto triplo, o treinamento dos movimentos técnicos específicos do salto triplo deve anteceder a seleção daqueles mais aptos para a prova, pois possibilita àqueles que possuem um estado potencial predisponente ao salto triplo manifestá-lo mais rapidamente. Desta maneira, a rapidez na aquisição das técnicas desportivas, registradas pelas observações do progresso motórico dos jovens que estão sendo submetidos ao treinamento, permite inferir que estes possuem maior número de neurônios programáveis para a prova do salto triplo e, portanto, maior capacidade para engramatizar seus movimentos, o que significa no estudo, maior possibilidade de se apresentarem como talentos. Em resposta à segunda questão do estudo, concluiu-se que manifestação deste estado potencial é uma variável dependente da metodologia utilizada nos experimentos de treino, ou seja, a vivência dos movimentos específicos da prova propicia mais rapidamente o aparecimento daqueles que possuem potencial para a prova. Tendo em vista que o estudo abordou a aptidão para o salto triplo do ponto de vista engramática da aprendizagem e, considerando a existência de outras variáveis que contribuem para a identificação do talento, tais como: qualidades físicas básicas, biótipo ideal, etc., recomendou-se investigações que mostrem o nível de relacionamento destas variáveis com a capacidade de engramatizar os movimentos específicos da prova em questão. Também sugeriu-se a utilização de outros modelos de estudo e técnicas instrumentais diferentes, a fim de avaliar a metodologia adotada no trabalho, bem como apresentar novas contribuições para a busca daqueles que possuem aptidão excepcional para o salto triplo.

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