Idoso e Qualidade de Vida: Um Estudo Sobre o Programa Vida Ativa da Secretaria Municipal de Esportes de Belo Horizonte.

Por: Raquel Guimarães Lins.

92 páginas. 2005

Send to Kindle


Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo verificar em que medida a Política Nacional do Idoso (PNI) estaria contribuindo para orientar a ação do Poder Público no município de Belo Horizonte, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes, no que tange à melhoria da qualidade de vida da população idosa. Para tanto, realizou-se análise documental envolvendo programas e ações desenvolvidos, por essa Secretaria, em períodos anterior e posterior à vigência da PNI. A análise da questão da qualidade de vida orientou-se em torno do Programa Vida Ativa (PVA). Neste caso, a investigação compreendeu o levantamento do perfil socioeconômico dos idosos participantes do Programa e a aplicação de entrevista semi-estruturada a uma amostra composta de 28 sujeitos atendidos em núcleos e instituições asilares de longa permanência. Os resultados obtidos permitiram evidenciar que a PNI estaria contribuindo, por intermédio do PVA, para direcionar a atuação do Poder Público municipal em favor da melhoria da qualidade de vida dos idosos atendidos pelo Programa, a despeito de a cobertura da população-alvo ainda ser pouco expressiva. Por fim, ficou evidenciado que o PVA vem contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos idosos participantes, no que se refere à saúde física, socialização, autonomia e ao desempenho de atividades da vida diária.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=915&listaDetalhes%5B%5D=915&processar=Processar

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.