Editora NAEA / UFPA. Brasil 2016. 1361 páginas.

Sobre

Apresentação 

O campo científico dos Estados do Lazer — entendido como um campo multidisciplinar — vem se constituindo a partir de discussões contemporâneas sobre contextos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais das múltiplas configurações de sociedades, identificando permanentes transformações, diversidades e desigualdades.

Historicamente, pesquisadores de diversas áreas têm se dedicado ao aprofundamento de tal temática como, por exemplo, a Sociologia, a Antropologia, a Educação Física, o Turismo, a Economia, a Psicologia, a Geografia, dentre outras, fato que contribui para solidificar o aspecto interdisciplinar dos Estudos do Lazer. 

O "II Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (II CBEL) — XVI Seminário O Lazer em Debate- dará continuidade ao importante processo iniciado desde a realização do primeiro Seminário "O Lazer em Debate", no ano 2000, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este evento está sendo organizado pela Universidade Federal do Pará(UFPA), por meio do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Estudos do Lazer (ANPEL).

Dessa forma será possível promover e ampliar o intercâmbio entre acadêmicos, profissionais e instituições interessadas em aprofundar conhecimentos no âmbito dos estudos sobre lazer, do desenvolvimento e da sustentabilidade, divulgar a produção científica na área, incentivar a geração de conhecimentos e de parcerias entre pesquisadores e estudantes de pós-graduação, contribuir com o debate e qualificar a produção acadêmica sobre tais eixos temáticos de forma interdisciplinar.

O evento tem a duração de três dias, com a realização de conferências, mesas redondas, grupos de trabalhos e sessões de pôsteres divididos em 11 GT, garantindo a excelência da produção científica da área em, aproximadamente, 300 trabalhos aprovados.

Profa. Dra. Mirleide Chaar Bahia

Prof. Dr. Silvio Lima Figueiredo 

Acessar Arquivo