Imagem Corporal na Adolescência e Meios de Comunicação

Por: Lígia de Fátima Nóbrega Reato.

Pediatria Moderna - v.38 - n.8 - 2002

Send to Kindle


Resumo

Introdução

Entende-se por imagem corporal a idéia que o indivíduo tem do próprio corpo. É tão forte a ponto de modificar o que se vê no espelho. Envolve aspectos conscientes e inconscientes e se estrutura a partir não só da percepção subjetiva que cada um tem de sua aparência, mas também de fatores psicológicos e sociológicos. Ou seja, a imagem corporal ou auto-imagem sofre influência tanto das experiências passadas e presentes, reais ou fantasiosas, que cada ser humano tem ou teve com seu corpo, como dos papéis que a cultura vigente atribui a este corpo, num determinado momento.

Em relação aos fatores externos, sabe-se que a socialização (processo através do qual o ser humano interioriza valores, crenças, atitudes e normas de conduta) ocorre durante toda a vida, principalmente na adolescência, quando é fundamental para que o jovem se transforme em adulto. E, atualmente, como parte desse contexto, tem-se destacado o papel dos meios de comunicação.

Endereço: http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=2065

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.