Imagem Corporal e Bailarinas Profissionais

Por: Aline Nogueira Haas.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.16 - n.3 - 2010

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Resumo

A imagem corporal é um tema que sempre está em evidência uando se aborda a dança em suas diferentes modalidades. A busca da imagem corporal ideal em bailarinas vai além os parâmetros da população em geral e, na medida em que las se tornam profissionais, a necessidade de manter o eso adequado vai aumentando. Este estudo tem como bjetivo verificar o nível de satisfação de bailarinas de alé clássico e de dança jazz com sua imagem corporal, dentificando as diferenças e semelhanças entre os dois rupos. Pretende-se ainda identificar semelhanças e iferenças no nível de satisfação com a imagem corporal de bailarinas clássicas de países diferentes. rata-se de uma pesquisa de campo descritiva. A amostra oi composta por 15 bailarinas adultas profissionais de alé clássico e 16 bailarinas de dança jazz de Porto legre, RS, Brasil, e por nove bailarinas adultas rofissionais radicadas em Nova Iorque, Estados Unidos. instrumento utilizado para avaliar o nível de satisfação om a imagem corporal foi o Questionário de Imagem orporal - BSQ, que mede o grau de preocupação com a orma do corpo, a autodepreciação devido à aparência ísica e a sensação de estar gordo. Os dados foram nalisados com auxílio do programa estatístico SPSS 15.0. ara a comparação dos dados foram aplicados os testes ui-quadrado e Anova, sendo considerados significativos valores de p < 0,05. Os esultados encontrados mostram que as bailarinas, ndependente de sua modalidade de escolha, apresentam íveis de insatisfação e distorção de sua imagem orporal. Não houve diferenças estatisticamente ignificativas (p = 0,96) entre os três grupos avaliados. estaca-se, em conclusão, a importância de estudos sobre magem corporal em grupos considerados de risco, visando identificação de distúrbios graves em concomitância com ranstornos do comportamento alimentar, que trazem onsequências nocivas para a saúde de bailarinas.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/rbme/v16n3/05.pdf

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