Imagem Corporal e Dependência de Exercícios Físicos em Frequentadores de Uma Academia de Ginástica da Cidade do Rio de Janeiro

Por: Alexandre Palma, Andreia Artur Esteves, Ligia Martins Vilhena, Ludmila Mourão, Monique Assis e .

Pensar a Prática - v.17 - n.1 - 2014

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar a insatisfação com a imagem corporal e a dependência de exercícios físicos entre frequentadores de uma academia de ginástica. Participaram do estudo 106 praticantes de exercícios físicos, de ambos os sexos e idades entre 16 e 79 anos. Para verificação da insatisfação com a imagem corporal utilizou-se o Body Shape Questionnaire (BSQ). Para detecção de dependência de exercícios físicos foi usado o Negative Addiction Scale (NAS). O escore médio do BSQ foi de 80,8 (leve preocupação); 29,62% reportaram alguma preocupação com a imagem corporal; e 19,81% manifestaram dependência de exercícios físicos. Conclui-se que os praticantes de exercícios físicos apresentam taxas de insatisfação corporal ligeiramente maiores que outros grupos.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/19799

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.