Imagem Corporal e Somatotipo Investigações em População de Mulheres Universitárias

Por: Marcela Rodrigues Castro.

149 páginas. 2014 13/06/2014

Send to Kindle


Resumo

Objetivou-se compreender as associações entre perfil somatotípico e imagem corporal a partir de uma leitura multidimensional, na qual envolvemos as dimensões perceptiva e atitudinal. Buscou-se à verificação das qualidades psicométricas de instrumentos que avaliam insatisfação e percepção corporal com enfoque na imagem real do sujeito, imagem dinâmica e somatotipo (Escala de Silhuetas do Próprio Sujeito- ESPS, Escala de Silhuetas Baseadas no Somatotipo - ESBS, Imagem Dinâmica do Corpo - IDC). Participaram 142 universitárias (21,81± 3,014 anos) submetidas à avaliação do Índice de Massa Corporal e do somatotipo, conforme protocolos da Organização Mundial da Saúde e Heath-Carter, respectivamente. Para avaliação da dimensão atitudinal foram aplicados os instrumentos: Body Shape Questionnaire, Body Attitudes Questionnaire, Body Image Avoidance Questionnaire, Sociocultural Attitudes Towards Appearance Scale, Escala de Silhuetas do Próprio Sujeito (ESPS) e Escala de Silhuetas Baseadas no Somatotipo (ESBS). Para mensuração da dimensão perceptiva foram utilizadas 3 tarefas psicofísicas: ESPS, Estimação de Magnitude e Estimação de Categoria. As duas últimas incluíram 2 condições: visualização do próprio corpo e de 4 modelos desconhecidas às participantes. Foi realizada análise descritiva por meio de medidas de tendência central, dispersão, frequência relativa e absoluta. Para verificação da associação entre as variáveis categóricas realizamos o teste Qui-quadrado. Para verificação da normalidade dos dados contínuos procedemos ao teste Shapiro-Wilk (p <0,05). Às variáveis as quais os resultados apresentaram distribuição normal foi aplicada estatística multivariada de variância (MANOVA one-way). Aos resultados que não apresentaram distribuição normal aplicamos o teste Kruskal-Wallis para análise de variância. Na verificação da associação entre variáveis aplicamos o teste Mann-Whitney para..

Endereço: http://www.athena.biblioteca.unesp.br/F/1IFQ1LIATM7EYX226TDJMNE639QCX2V9B5BKVFX8DM2FYC4PB3-45215?func=full-set-set&set_number=007906&set_entry=000032&format=999

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.