Imagens da Educação no Corpo: Estudo a Partir da Ginástica Francesa no Século Xix.

Por: Carmem Lúcia Soares.

119 páginas. 1996

Send to Kindle


Resumo

Este estudo centrou-se na análise de uma forma específica de educação do corpo na Europa do século XIX – a Ginástica. Para focaliza-la, tomou-se como referência a ginástica francesa e, particularmente, a obra de dois fundadores: Francisco Amaros e Georges Demeny. O discurso explicativo deste estudo foi construído pela análise e interpretação de diferentes fontes: obras escritas pelos dois fundadores aqui tratados; a literatura, em particular o romance realista de G. Flaubert e E. Zola; as artes plásticas cujo conteúdo revelava a presença de uma educação no corpo ou, então, ampliava a compreensão das ações humanas no tempo; imagens sobre a Ginástica no século XIX presentes nas obras dos autores analisados, bem como naquelas de comentadores nacionais e estrangeiros.

Endereço: http://www.nuteses.temp.ufu.br/tde_busca/processaPesquisa.php?pesqExecutada=2&id=1380&listaDetalhes%5B%5D=1380&processar=Processar

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.