Resumo

Este artigo identifica a natureza das imagens utilizadas pelos periódicos de ensino e de técnicas da Educação Física e esporte (1932-1960) e analisa as intencionalidades editoriais nos seus usos e apropriações (CERTEAU, 2014). Possui abordagem quantiqualitativa do tipo exploratória e assume os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural (CHARTIER, 1990). As fontes constituem-se nas matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) e Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). A análise evidencia duas naturezas de imagens: fotografias e desenhos (ilustração antropomórfica, diagrama, croqui e charge). O uso desses dispositivos de modelização da leitura por parte dos editores visava contribuir com a formação de professores de Educação Física, sob uma perspectiva que privilegiava o fazer para aprender e o aprender fazendo. As imagens faziam parte do projeto editorial desses periódicos, contribuindo para a divulgação e o ensino das práticas da Educação Física.

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