Imersão em água Fria e Resposta Inflamatória Após Exercícios Resistidos

Por: André de Oliveira Teixeira, Cassio Noronha Martins, Edson Missau, Felipe da Silva Paulitsch, Ozeias Simões Franco e William Peres.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.5 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução:Os exercícios resistidos (ER) de alta intensidade provocam resposta inflamatória que reduz a funcionalidade.Objetivo:Avaliar os efeitos da imersão em água fria (IAF) sobre leucocitose, parâmetros de estresse oxidativo, marcadores inflamatórios e dor muscular de início tardio (DMIT), resultantes de uma sessão ER em voluntários destreinados.Métodos:Treze voluntários (26 ± 5 anos de idade) não praticantes de ER foram randomizados e submetidos a sessões de ER Controle (ERC) e ER com IAF (ER+IAF). As sessões de exercícios (cadeira extensora, agachamento e leg press) consistiram em quatro séries de 10 repetições máximas (intervalo de uma semana entre a avaliação e as sessões). A IAF consistiu em imersão em água (15 °C), no nível da região umbilical, durante 10 minutos, imediatamente após a sessão de exercícios. Hemograma completo, PCR, creatina quinase (CK) e lipoperoxidação (LPO) foram avaliados previamente (basal) e imediatamente, aos 30 minutos e 2 horas após os ER. A DMIT foi avaliada 24 horas após as sessões.Resultados:Os ER induziram leucocitose progressiva (P < 0,001). A PCR foi elevada 2 horas após os exercícios (P = 0,008), apenas na sessão de ER Controle. A CK aumentou 30 minutos e 2 horas após os exercícios (P < 0,001) na sessão Controle, enquanto na sessão IAF o aumento foi observado após 2 horas (P < 0,001). A LPO aumentou somente na ERC depois de 2 horas (P = 0,025). A IAF reduziu em 57% a DMIT (P < 0,001).Conclusão:A IAF retarda a resposta inflamatória e reduz a DMIT em indivíduos destreinados submetidos a ER. Nível de Evidência I; Ensaio Clínico Randomizado.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000500372&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.