Impacto da Resiliência no Estresse e na Recuperação de Atletas

Por: Joao Ricardo Nickenig Vissoci, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, , Marcus Vinícius Mizoguchi e Renan Codonhato.

Revista Brasileira de Medicina do Esporte - v.24 - n.5 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Introdução:Resiliência é uma característica psicológica positiva que reflete a capacidade de um indivíduo melhor perceber, lidar e superar adversidades; o ambiente esportivo é repleto de adversidades que aumentam os níveis de estresse dos atletas, podendo levar a consequências indesejadas.Objetivo:Analisar o impacto dos níveis de resiliência no estresse e na recuperação de atletas.Métodos:Os participantes foram 150 atletas (22,46 ± 5,97 anos) de ambos os sexos (92 homens e 58 mulheres), que competiram na fase final dos Jogos Abertos do Paraná 2012 de diferentes tipos de esporte (107 de modalidades coletivas e 43 de modalidades individuais). Os instrumentos usados foram o Questionário de Estresse e Recuperação (RESTQ-76 Sport) e um questionário de resiliência (CD-RISC 10). Para análise dos dados, foram usados os seguintes testes: de normalidade de Kolmogorov-Smirnov, Coeficiente de correlação de Spearman e Modelagem de Equações Estruturais (SEM).Resultados:O modelo explicou significativamente a variabilidade do estresse e recuperação em 20% e 22%, respectivamente; a resiliência foi prevista pela idade em 11%; o teste de invariância do modelo indicou uma influência significativa do sexo e tipo de esporte (análise multigrupo).Conclusão:A resiliência tem um papel fundamental ao lidar e recuperar-se do estresse em contextos esportivos competitivos, o que é considerado um fator determinante do sucesso. Nível de Evidência II; Estudo retrospectivo.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1517-86922018000500352&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.