Impacto da Restrição Energética Para Perda de Massa Corporal com Diferentes Proporções de Carboidratos na Dieta de Praticantes de Brazilian Jiu-jitsu

Por: Dayanne da Costa.

97 páginas. 2016 08/08/2016

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO: Os esportes de combate nos torneios são divididos por faixas rígidas de peso, visando equilibrar as disputas, minimizando as diferenças entre os competidores. Um dos métodos para perda de massa corporal rápida é a restrição calórica com consequente diminuição do carboidrato, que apesar da sua eficácia tem sido uma área de controvérsia. OBJETIVO: analisar o efeito de duas estratégias nutricionais para perda de massa corporal gradual com diferentes proporções de carboidratos entre praticantes de Jiu jitsu. MÉTODOS: Estudo do tipo clínico, com 18 praticantes de Brazilian Jiu-Jitsu, durante dois meses com intervenção dietética de 28 dias, a amostra foi dividida em dois grupos (redução de carboidrato – R-CHO e adequado carboidrato - A-CHO). Foram avaliados o estado nutricional, composição corporal, estado psicológico, parâmetros hormonais e testes físicos, além de monitoramento dietético. A análise estatística utilizada foi a Anova two-way, tendo como nível de significância p≤0,05. RESULTADOS: A maioria dos praticantes (88,9%) de ambos os grupos conseguiram obter a perda de massa corporal com adequação da categoria (>3%), e consequente diminuição do IMC e do percentual de gordura, sem utilizar da desidratação. A potência de membros inferiores foi significativamente maior após intervenção nutricional para o grupo de R-CHO (Δ = 0,030). Já em relação aos dados hormonais houve aumento do T4 para o grupo R-CHO (Δ = 0,553) e diminuição de T4 livre para o grupo A-CHO (Δ = -0,081). Em relação ao monitoramento de adesão da dieta, ambos os grupos diminuíram calorias diárias, e apenas o grupo R-CHO teve diminuição significativa do carboidrato, sem diminuir frequência de treinos e sem alteração do humor. CONCLUSÃO: Os participantes submetidos a uma dieta com redução de carboidrato e treinamento regular, obteve perda de massa corporal eficaz, sem alteração negativa de desempenho físico e minimizando alterações hormonais.

Endereço: https://ri.ufs.br/handle/riufs/4965

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.