Impacto de Diferentes Estratégias de Ensino no Desenvolvimento do Conhecimento Declarativo de Iniciantes na Ginástica Artística

Por: Isabel Mesquita e Ivana Montandon Soares Aleixo.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.38 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o impacto de uma abordagem instrucional baseada em três modelos de ensino (instrução direta, ensino por pares e aprendizado cooperativo) no desenvolvimento do conhecimento declarativo dos atletas em Ginástica Artística. Os dados foram obtidos a partir de um questionário aplicado a 53 participantes do sexo feminino divididas em um grupo experimental (28) e um grupo controle (25) com idades entre 9 e 12 anos. Os resultados mostraram que o grupo experimental aumentou significativamente no conhecimento declarativo, independentemente do nível de habilidade dos atletas, diferentemente do grupo controle que não apresentou evolução. Esses resultados reforçam a importância da combinação de diferentes modelos de ensino, a fim de melhorar a eficácia do processo de treinamento em Ginástica Artística

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892016000400349&lng=pt&nrm=iso&tlng=en

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.