Impacto de Um Programa Recreativo de Educação em Saúde Infantil nos Parâmetros Relacionados a Aptidão Física de Crianças com Sobrepeso e Obesidade

Por: Henrique Lima Ribeiro.

55 páginas. 2017 27/07/2017

Send to Kindle


Resumo

O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito de cinco dias de acampamento sobre a composição corporal e aptidão fisica relacionada à saude de crianças com sobrepeso e obesidade. Participaram do estudo 20 crianças, de 9 a 11 anos, de ambos os sexos, todos diagnosticados com sobrepeso ou obesidade atraves do % G. Foram avaliadas variáveis antropometricas (massa corporal, estatura, percentual de gordura, perimetria, relação cintura estatura); avaliação maturacional (Tanner) e a bateria de testes do (PROESP-BR) para avaliação da aptidão física relacionada à saúde (AFRS). Foi possível identificar alteração em sete das onze variáveis testadas no período do acampamento (massa corporal, índice de massa corporal, somatório das dobras cutâneas, circunferência da cintura, flexibilidade, arremesso de medicinebol e salto horizontal). A maturação sexual apresentou discreta correlação negativa com o delta de alteração da circunferência da cintura entre os momentos pré e pós acampamento. Esses achados indicam que 5 dias de acampamento resultaram em melhoria da composição corporal e aptidão fisica de crianças com sobrepeso e obesidade.

Endereço: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2305

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.