Impacto de Uma Intervenção de Dupla Tarefa no Desempenho Físico de Idosos Praticantes de Exercício Físico

Por: Ana Claudia Silva Farche, Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi, Juliana Hotta Ansai, Larissa Borges Medeiros, Larissa Pires de Andrade, Marcele Stephanie de Souza Buto, Paulo Giusti Rossi e Verena de Vassimon Barroso.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.20 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

Exercícios físicos, especialmente o treinamento multicomponente, podem melhorar funções cognitivas e distúrbios motores em idosos. Objetivou-se investigar os efeitos da adição da dupla tarefa sobre o treinamento multicomponente nas performances motoras de idosos da comunidade praticantes de exercício físico. Setenta e um idosos foram divididos em Grupo Controle (GC) e Grupo Intervenção (GI). Participantes do GC realizaram treinamento multicomponente isolado e participantes do GI realizaram treinamento multicomponente associado a tarefas cognitivas, ambos os protocolos com duração de 12 semanas. A avaliação consistiu de flexibilidade, força de preensão palmar, força de membros inferiores, equilíbrio, mobilidade funcional e capacidade aeróbica. O GC apresentou maior flexibilidade do que o GI, independentemente do tempo. Houve uma piora na performance de força de membros inferiores, independentemente do grupo. A adição da dupla tarefa sobre o treinamento multicomponente não foi capaz de melhorar performances físicas de idosos. Estudos futuros são necessários para confirmar se o treinamento de dupla tarefa traz benefícios cognitivos e também físicos em idosos praticantes de exercício físico.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2018v20n1p10

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.