Resumo

O objetivo deste estudo quase-experimental foi verificar a efetividade de programas de educação física ministrados com orientações conceituais diferenciadas, na disciplina Qualidade de Vida, sobre o nível de conhecimento específico em atividade física de estudantes dos cursos superiores de tecnologia do CEFET-PR/Unidade de Campo Mourão. Participaram da investigação todos os estudantes, 55, matriculados e freqüentes na disciplina Qualidade de Vida, no primeiro semestre letivo de 2003. Foram implementados três grupos experimentais com diferentes orientações conceituais(G1= Orientação acadêmica, G2= Orientação acadêmico-prática e G3= Orientação acadêmico-prático-pessoal) e um grupo de controle (sem intervenção). O questionário utilizado na coleta de dados da variável investigada continha partes de outros instrumentos previamente validados. Os dados foram analisados através dos recursos da estatística descritiva e estatística não-paramétrica, contidos no programa SPSS, versão 11.0. O nível de significância adotado foi de p ≤ 0,05. Os resultados evidenciaram que somente a intervenção pedagógica com orientação acadêmica dos conteúdos ministrados foi capaz de propiciar diferença significativa após o tratamento experimental sobre o nível de conhecimento específico em atividade física.

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