Impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na Formação Inicial dos Alunos/bolsistas da Universidade Federal de Pelotas

Por: Cristina Rotta Assis.

2016

Send to Kindle


Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação, gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), cujo objetivo maior é o incentivo à formação de professores para atuarem na educação básica e a elevação da qualidade das escolas públicas. Este estudo teve como objetivos mapear o impacto do PIBID na trajetória de formação profissional dos alunos, investigar a interferência do PIBID na formação inicial dos bolsistas, identificar a eficiência do PIBID na construção do conhecimento referente à prática pedagógica e verificar a efetividade deste Programa, enquanto política pública educacional de incentivo à docência e qualificação profissional. Esta pesquisa apresenta um delineamento descritivo-exploratório e caracteriza-se como um estudo de caso. A população do estudo foi composta por todos os alunos/bolsistas do PIBID da UFPel. Para a coleta de dados foi utilizada a técnica Delphi ou método Delphi, desenvolvido em duas fases/rounds. No primeiro round cada informante listou livremente a sua opinião em relação ao objeto da pesquisa, sendo coletadas as informações preliminares. No segundo round os mesmos respondentes opinaram sobre os aspectos relacionados na etapa anterior, analisados e organizados pela pesquisadora, formando um novo questionário com a escala de Likert de 5 pontos. Foi realizada uma análise quantitativa das respostas obtidas no último round do estudo, tendo como base os indicadores que apareceram com consenso forte, verificado através das medidas de tendência central (média, moda e mediana). Foi utilizado um modelo onde o consenso foi considerado forte quando a soma da moda e mediana atingisse, simultaneamente, escores iguais ou superiores a 8, ou seja, moda e mediana com escores iguais ou superiores a 4. A partir das 2.186 afirmações dos bolsistas do PIBID sobre o Programa, coletadas no primeiro round da pesquisa, foram identificados 93 indicadores distribuídos em sete categorias de análise. Foram calculadas medidas de tendência central em cada um dos 93 indicadores para estabelecer o consenso forte ou fraco. O consenso forte prevaleceu nos indicadores das categorias Atuação na Escola, Formação, Interdisciplinaridade, Oportunidades, Bolsistas e Perspectivas Profissionais Futuras, com destaque para a categoria Formação, onde apenas um dos indicadores apresentou consenso fraco. A única categoria que apresentou mais indicadores com consenso fraco foi Coordenação e Supervisão, ou seja, há uma divergência de opinião dos bolsistas sobre a atuação dos coordenadores e supervisores do PIBID, o que não indica, necessariamente, um aspecto negativo.

Endereço: http://guaiaca.ufpel.edu.br/handle/prefix/3756

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.