Resumo

Introdução: Embora a obesidade pós-menopausa seja um importante problema de saúde pública nacional na Arábia Saudita, até o momento nenhum estudo avaliou os efeitos da redução de peso nos parâmetros bioquímicos e clínicos e na qualidade de vida de mulheres sauditas pós-menopáusicas obesas.

Objetivo: O objetivo deste estudo foi examinar os efeitos dos efeitos do treinamento aeróbio versus exercício resistido sobre os biomarcadores de inflamação sistêmica e a qualidade de vida de mulheres sauditas pós-menopáusicas obesas.

Material e Métodos: Cem mulheres sauditas pós-menopáusicas obesas participaram deste estudo, a sua idade variou de 50-58 anos e seu índice de massa corporal (IMC) variou de 30-35 kg / m2. Todos os participantes foram divididos em dois grupos iguais: O primeiro grupo recebeu treinamento de exercício aeróbio em esteira onde, o segundo grupo recebeu treinamento de exercício resistido. Qualidade de vida relacionada à saúde (SF-36 HRQL), fator de necrose tumoral - alfa (TNF-α), Interleucina-2 (IL-2), Interleucina-4 (IL-4), Interleucina-6 (IL-6) e proteína C reativa (PCR) foram medidos antes e após 3 meses no final do estudo.

Resultados: Os valores médios dos escores da subescala de QVRS do SF-36 aumentaram significativamente, enquanto os valores médios de TNF-α, Il-2, IL-4, IL-6, PCR e IMC diminuíram significativamente em ambos os grupos após os tratamentos. Houve diferenças significativas entre os níveis médios dos parâmetros investigados no grupo (A) e no grupo (B) após o tratamento com mais alterações nos pacientes que receberam treinamento físico aeróbio.

Conclusão: O presente estudo fornece evidências de que o exercício aeróbio é mais apropriado do que o treinamento físico resistido na modulação de citocinas inflamatórias e na qualidade de vida entre mulheres obesas na pós-menopausa.

Acessar