Impacto dos Motivos de Adesão na Regulação da Motivação de Atletas Máster de Natação na Temporada

Por: Caio Rosas Moreira, Daniel Vicentini de Oliveira, José Roberto Andrade do Nascimento Junior, e Marcus Vinícius Mizoguchi.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.18 - n.4 - 2016

Send to Kindle


Resumo

Diversos são os motivos que levam uma pessoa a iniciar e permanecer em uma modalidade esportiva. Neste caso, os motivos possuem fundamental importância para a motivação do atleta, uma vez que quanto maior a motivação mais constante é a busca por melhores resultados e continuidade no esporte. Este estudo investigou o impacto dos motivos de adesão à prática na motivação de atletas de natação máster. Participaram da pesquisa 48 atletas de natação máster durante um ano de competição. Como instrumento foi utilizado o Instrumento de Diagnóstico de Adesão a Prática de Natação e a Escala de Motivação para o Esporte. Para análise de dados utilizou-se os testes Shapiro-Wilk, Friedman, Wilcoxon, correlação de Spearman e Regressão Uni e Multivariada (p<0,05). Os resultados evidenciaram que os motivos para adesão ao longo da temporada se mantiveram os mesmos (Bem-estar e Prevenção); a motivação extrínseca de identificação aumentou ao longo do ano (p<0,05). O motivo de Reconhecimento social apresentou significativo impacto (p<0,05) na motivação extrínseca de Regulação Externa durante toda temporada, enquanto o Desafio, Rendimento e Relacionamento social apresentou efeito (p<0,05) sobre as regulações de motivação autodeterminada durante o ano esportivo. Concluiu-se que para atletas máster a autodeterminação é influenciada pela busca de rendimento e pelo relacionamento social do meio ao término da temporada. Por outro lado, os motivos externos são fundamentais durante toda temporada, principalmente no início.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2016v18n4p429

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.