Resumo

A corrida é uma atividade física popular e conveniente. A distância mais popular são os 5 km, registou mais de 8,9 milhões de corredores inscritos em 2018. Os investimentos de empresas em patrocínios em todo o mundo ultrapassaram US$ 65 bilhões (IEG, 2018). Aumentar a notoriedade da marca é um dos principais objetivos para as empresas patrocinadoras. A maior parte das investigações em patrocínio não foi feita da perspetiva dos participantes, existem resultados contraditórios e não foi avaliada a dependência entre a taxa de reconhecimento da marca e os patrocinadores locais e internacionais. O objetivo do estudo foi (i) determinar as taxas de reconhecimento das marcas dos patrocinadores, ii) a existência de diferenças entre a taxa reconhecimento dos patrocinadores verdadeiros e dos patrocinadores falsos, e; iii) a existência de diferenças entre a taxa reconhecimento dos patrocinadores locais e a taxa de reconhecimento dos patrocinadores internacionais entre os corredores da corrida de atletismo Scalabis Nignt Race. Uma amostra de 736 corredores de uma das corridas de atletismo mais populares de Portugal respondeu a um questionário. O teste qui-quadrado e o teste-t foram realizados para avaliar as diferenças entre os grupos de corredores. Os resultados mostraram uma taxa média de reconhecimento dos patrocinadores de 76.5%. As marcas dos patrocinadores verdadeiros em todas as categorias de produto evidenciaram taxas de reconhecimento superiores quando comparados com as taxas de reconhecimento dos patrocinadores falsos, sendo estas diferenças significativas do ponto de vista estatístico. Foram encontrados relevantes resultados expressos pelas elevadas taxas de reconhecimento das marcas locais (Bijou, Taberna Quinzena e WShopping), sendo estas diferenças estatisticamente significativas, apesar da maioria dos corredores ter uma origem nacional. O patrocínio ao desporto baseado em participação massiva em corridas de atletismo é uma ferramenta impressionante para aumentar a notoriedade da marca dos patrocinadores.

Acessar