Impacto do Exercício Físico Agudo no Perfil Metabólico Pós Prandial em Adultos Fisicamente Aptos

Por: Eliete Luciano, Flávia Gomes de Melo Coelho, Marcos Roberto Queiroga, Rodrigo Ferreira de Moura, Sandra Aires Ferreira e Taisa Belli.

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.11 - n.3 - 2009

Send to Kindle


Resumo

A capacidade de remover rapidamente os triglicérides do plasma pode contribuir para diminuir o índice de doença coronariana. A atividade física está associada positivamente com a diminuição dos triglicérides, no período pós prandial, contribuindo efetivamente na prevenção e redução das desordens vasculares. O objetivo deste estudo foi analisar o comportamento dos triglicérides e, ainda, verificar a glicemia, colesterol e proteínas totais e hematócrito, na situação pós prandial, em função de exercício físico agudo em adultos ativos. Para tanto, 10 estudantes universitários de ambos os gêneros, com média de idade de 23,2 ± 1,9 anos, fisicamente aptos, realizaram coletas de sangue pós prandial em duas situações: controle e exercício físico. Na situação controle, os sujeitos ficaram em repouso na manhã que precedeu a coleta sangüínea pós prandial. Por outro lado, na situação exercício físico, foi realizado teste de vai-e-vem de 20 m, com aumentos graduais de intensidade até a exaustão, na manhã que precedeu a coleta pós prandial. Foi observado redução significante dos triglicérides pós prandial em função do exercício físico agudo(p < 0,05), entretanto, os valores de glicemia, colesterol e proteína totais e hematócrito permaneceram inalterados nesta condição. Podemos concluir que, em adultos fisicamente aptos, sessão aguda de exercício físico com aumento gradativo de intensidade até a exaustão física foi capaz de reduzir a concentração de triglicérides pós prandial, podendo contribuir na prevenção da aterosclerose e consequente desenvolvimento de doenças cardiovasculares correlatas.


 

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2009v11n3p314

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.