Resumo

Introdução: O objetivo do estudo foi verificar os sentidos atribuídos aos projetos
sociais esportivos em relação ao convívio entre crianças de facções rivais numa Vila
Olímpica, na cidade do Rio de Janeiro. Mapeamos as representações de 7 professores
de educação física que lá trabalham. O estudo aborda as representações dos
profissionais de educação física como agentes interventores, em relação ao impacto
desses projetos na diminuição das rivalidades entre facções rivais na comunidade,
podendo auxiliar no desenvolvimento de ações que permitam o cultivo de uma
cultura de paz através do esporte. Material e método: O referencial teórico
metodológico se apoiou nas concepções da etnometodologia, principalmente em
COULON (1998); SILVA e VOTRE (1999). Instrumento utilizado: entrevista semiestrutura. Foram entrevistados 7 professores. Questões: a) existe preconceito ou
rivalidade entre as crianças que participam das atividades esportivas na Vila Olímpica
por morarem em localidades que possuem facções rivais (LPFR)?; b) crianças de
LPFR mantêm relações amistosas fora da Vila?; c) no início das atividades na Vila,
crianças de LPFR mantinham relações amistosas entre si?; d) o esporte contribui de
maneira positiva para crianças de LPFR?; e) qual é a contribuição que o esporte
pode oferecer para crianças de LPFR? Resultados: a) não existe rivalidade (57%) - a
rivalidade existia, mas diminuiu e não mais se manifestou com o decorrer das aulas
(43%); b) os alunos mantêm relações amistosas fora da Vila (57%), as crianças só
não mantêm amizades fora da Vila, quando os pais não permitem (14%), não
souberam responder (14%); c) sempre houve bom entrosamento entre as crianças
(57%), existia um pouco de rivalidade e com o decorrer das aulas ela não mais se
manifestou (43%); d) todos os professores compartilham a idéia de que o esporte
tem contribuído significativamente para a melhoria das relações entre as crianças; e)
para os professores, os projetos sociais esportivos contribuem com o
desenvolvimento de uma cultura de paz. Conclusão: Os projetos sociais esportivos
desenvolvidos em LPFR, onde se verifica o recrutamento de jovens para o comércio
de substâncias entorpecentes, têm contribuído para a criação de uma ambiência que
favorece as relações humanas. A rivalidade entre facções não se refletiu de forma
acentuada. Os projetos são importantes por manterem e aprimorarem essas relações
amistosas.

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