Resumo

Objetivo do estudo: Investigar os impactos do uso da tecnologia da informação e comunicação nos processos de gestão de pessoas no setor hoteleiro.
Metodologia/Abordagem: Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva. Dez empreendimentos hoteleiros foram investigados com o intuito de identificar a inserção das aplicações tecnológicas nos seguintes processos: recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho e remuneração e recompensa dos colaboradores. Foram realizadas entrevistas com os gestores da área em cada empreendimento, e os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo, com o auxílio do software NVivo.
Originalidade/Relevância: Preenche uma lacuna caracterizada pelos poucos estudos em torno do uso do e-RH na hotelaria brasileira, onde a tecnologia e a gestão de pessoas são duas áreas que geram valor e competitividade organizacional.
Principais resultados: A maioria dos hotéis apresentou uma gestão de pessoas pouco estruturada em termos tecnológicos, dependente de outras áreas e com processos tradicionais. Embora existam impactos tecnológicos, estes se encontram em fase inicial e longe de um planejamento estratégico abrangente. Existe maior esforço tecnológico em algumas atividades de gestão de pessoas, enquanto em outras, esse aspecto ainda é deficiente.
Contribuições teóricas/metodológicas: Para que os hotéis em estudo venham a melhorar seus processos de gestão de pessoas através da tecnologia da informação e comunicação, não são suficientes apenas mudanças pontuais; existe a necessidade de um processo de transformações mais amplas, que envolvam os aspectos valorativos e culturais dos membros da organização.

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