Implantação da Brinquedoteca Enquanto Espaço de Produção do Conhecimento em Uma Escola do Campo: Desafios e Possibilidades

Por: Juliane Martins Alencar, Keli Roberta ávila Cruz e Vera Licia Baruki.

Motrivivência - v.24 - n.39 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O lúdico utilizado como prática alternativa é importante facilitador na aquisição do conhecimento, assim, essa pesquisa tem como objetivo geral: identificar os impactos da criação e uso de uma brinquedoteca na Educação do Campo e como objetivos específicos: delinear como o espaço interfere nas relações entre alunos e professores e investigar como o local pode contribuir para a formação do conhecimento, criticidade, criatividade e identidade na Educação no Campo. A pesquisa é do tipo qualitativa e os sujeitos participantes foram dez alunos do terceiro ano e cinco professores do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Agrícola Governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. Os dados foram coletados através de questionários semiestruturadas. A brinquedoteca mostrou-se como um espaço de desenvolvimento de atividades sistematizadas utilizadas pelos docentes. Nela os momentos livres se mostraram importantes para o fortalecimento do senso de grupo entre os educandos e a identidade rural evidenciou-se, não pelo repertório de brinquedos disponível, mas pelas brincadeiras e usos contextuais.

Endereço: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2012v24n39p14/23389

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.