Implementação de Histórias Motoras na Educação Infantil Para Crianças com e Sem Deficiência

Por: Concepción Ros Ros e Teresa Gómez Domínguez.

Lecturas en Educación Física y Deportes - n.252 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Este artigo propõe uma experiência educacional inovadora que consiste na implementação de histórias motoras com apoio visual em uma sala de aula de Pré-Escolar. O quadro das histórias é baseado nos interesses das crianças, sendo importante uma observação e conhecimento prévio, organizando o espaço e o material necessário. A narração é acompanhada por exibição projetada no quadro digital e as crianças assim que visualizem executam as medidas pedidas nas imagens. Sendo assim, um questionário é preparado para avaliar tanto as diferentes áreas de desenvolvimento (pessoal-social, adaptável, comunicativo, cognitivas e motoras) quanto a implementação das sessões concluindo que a história motora é um divertimento, flexível, e há recurso com possibilidade de adaptação às necessidades dos alunos; estreita laços relacionais; ele oferece aprendizagem experiencial e incentiva a autonomia; desperta o interesse de crianças com e sem deficiência, bem como o fato que o uso do suporte visual ajuda-as a visualizar e compreender a narrativa e a ação a ser tomada.

Endereço: https://www.efdeportes.com/index.php/EFDeportes/article/view/434

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.