Integra

Introdução: O leque de possibilidades e manifestações em estudo na Educação Física Escolar é amplo e infinito, dada a capacidade humana de recriar sobre aquilo que já existe segundo suas vontades, reflexões e percepções. Porém, persiste em significativa parcela das instituições de Educação Básica um currículo estático da disciplina Educação Física. Os professores que assim trabalham alegam a inexistência de materiais específicos como impedimento para diversificar as práticas realizadas em aula, principalmente quanto ao conteúdo Esporte.

Objetivos: Identificado o problema, o objetivo do trabalho foi relatar experiências realizadas nas aulas de Educação Física Escolar utilizando alguns materiais alternativos e reutilizáveis na construção de equipamentos que permitissem o estudo das modalidades esportivas Atletismo, Beisebol, Badminton e Floorball. Do mesmo modo, era intenção instigar nos alunos o uso da criatividade ao sugerir e construir cada equipamento, entendendo as razões de não existirem na escola estes materiais, além de verificar a aceitação e diálogo dos alunos com os implementos adaptados.

Metodologia: As ações ocorreram na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Luize Leite do Canto, na cidade de Hortolândia- SP, junto às turmas de Ensino Fundamental - Ciclo II (5ª a 8ª séries). Cada um dos temas foi apresentado aos alunos e verificou-se que eles pouco conheciam a respeito das modalidades esportivas anteriormente citadas e nunca haviam vivenciado situações motoras semelhantes. Por meio de atividades de pesquisa e vídeos, identificaram-se quais equipamentos eram necessários a cada modalidade e sua inacessibilidade momentânea naquela unidade escolar, de modo a permitir que os alunos fizessem relações com materiais semelhantes encontrados com maior facilidade e elencassem sugestões de construção e adaptação.

Resultados: Os resultados foram satisfatórios em proporcionar a experimentação de situações de movimento nunca antes exploradas pelos alunos através de materiais que eles mesmos sugeriram e, em alguns casos, ajudaram a construir em aula, os quais enriquecerão futuras aulas ao serem acrescentados aos materiais convencionais existentes na escola.

Conclusão: Com a realização destas ações, foi possível observar a aproximação e interesse dos alunos por conteúdos que, embora sejam historicamente elencados no currículo da disciplina Educação Física desde sempre, não são trabalhados, desmistificando conceitos de distanciamento e restrição destas modalidades ao público de maior poder aquisitivo, além de oferecer alternativas no reaproveitamento de materiais descartados após seu consumo ou perda de qualidade como garrafas plásticas, cabides, meias, cabos de madeira etc.