Implicações Associadas Ao Acompanhamento do Desempenho Motor de Crianças e Adolescentes

Por: .

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.21 - n.5 - 2007

Send to Kindle


Resumo

A infância e a adolescência são períodos críticos, extremamente importantes, associados aos aspectos de conduta e de solicitação motora. Nessa fase do desenvolvimento humano, além das implicações de cunho fisiológico relacionadas aos aspectos de maturação biológica, o organismo jovem encontrase especialmente sensível à influência de fatores ambientais e comportamentais tanto de natureza positiva como negativa. Assim, o acompanhamento dos índices de desempenho motor de crianças e adolescentes pode contribuir de forma decisiva na tentativa de promover a prática de atividades físicas no presente e para toda a vida.

O acompanhamento dos índices de desempenho motor em sujeitos adultos não está totalmente descartado; contudo, em razão do perfil biológico apresentado, oferece informações extremamente limitadas e de menor aplicabilidade em análises das capacidades motoras. Recomenda-se que prováveis indicações dos atributos relacionados ao comportamento motor sejam estabelecidas o mais precocemente possível com o fim de assegurá-los em níveis esperados até que o processo de maturação biológica possa completar todo o seu potencial de desenvolvimento.

Em razão das diferentes abordagens oferecidas ao acompanhamento do desempenho motor em jovens, e da constante evolução observada nos últimos anos nesse campo, torna-se conveniente revisar procedimentos aplicados mais recentemente como referência no desenvolvimento de ações direcionadas a essa finalidade. Assim, o presente material procura abordar aspectos conceituais, procedimentos de coleta de informações e modelos de análise associados ao acompanhamento do desempenho motor em crianças e adolescentes.

Endereço: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v21nesp/v21nespa03.pdf

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.